sexta-feira, 4 de março de 2011

O AMOR MATERNO INDUZINDO A PERDIÇÃO



A relação entre André e sua mãe, é algo muito suspeito a ser observada no decorrer da trama. É perceptível a forma diferenciada com que ela trata André desde a sua infância.
E tal sentimento fica confuso tanto para o leitor, quanto para o telespectador, a maneira que a mãe comporta com André. Isso fica visível a partir da postura, como ela o toca, beija, fala, protege, o acordar pela manhã sendo assim, vejamos o seguinte trecho:
“... com a memória molhada só lembrei dela me arrancando da cama” vem, coração, comigo” e me arrastando com ela pra cozinha e me segurando pela mão junto da mesa e comprimindo as pontas do dedo da outra mão contra o fundo de uma travessa, não era no garfo era entre as pontas do dedo grossos que ela apanhava o bocado de comida pra me levar à boca” é assim que se alimenta um cordeiro” ela me dizia sempre...” (NASSAR, 1989, p.36).

Mais uma vez André vem confirmar o desejo pela mãe, parece estar lamentando o que não aconteceu entre eles:

“... quando fui procurar por ela , eu quis dizer assenhora se despede de mim agora sem me conhecer, e me ocorreu que eu pudesse também dizer não aconteceu mais do que eu ter sido aninhado na palha do teu útero por nove meses e ter recebido por muitos anos o toque doce das tuas mãos e da tua boca; eu quis dizer é por isso que deixo a casa, por isso é que parto, quantas coisas, Pedro, eu não poderia dizer pra mãe, mas meus olhos naquele momento não podiam recusar as palmas prudentes de velhos artesãos...”(NASSAR,1989, p.64-65)

Antes de buscar André, Pedro comunica a sua mãe a respeito de sua viagem e promete trazê-lo, dessa forma ele tenta amenizar a dor de sua mãe que há tanto tempo vinha sofrendo com saudades de seu filho amado. Ela fica toda animada e fala para Pedro que iria preparar o pão que André gostava, e como expressão de carinho “ ela disse me apertando como se te apertasse, André” (NASSAR, 1989,p.36). e André fica feliz com tal notícia.
Vale ressaltar que Lavoura Arcaica é uma obra cheia de enigmas, dessa forma cabe ao leitor e telespectador analisá-las segundo a sua visão. A interpretação é individual, na verdade esse é o objetivo da obra literária suscitar novos olhares.




Equipe: Carla Taís, Edna Pereira, Raylene Lima, Thaís Maiara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário