Música Atual

As novas vozes da Música Popular Brasileira


A cultura musical brasileira é composta por uma diversidade infinita de gêneros, temas e artistas. Isso faz  com que o acervo de compositores e intérpretes se multiplique rapidamente.
        Dentro desse contexto, a música Popular Brasileira, na contemporaneidade, vem pintando o cenário artístico com cantores como Ana Cañas, Maria Gadú, Seu Jorge, Jorge Vercilo, Ana Carolina, entre outros, que utilizam suas músicas para abordar várias temáticas com muita sensibilidade e talento.
        Mediante a isso, utilizaremos este espaço para divulgar, discutir e refletir sobre essas novas vozes.


Foi por acaso ... Ana Cañas




Dentre muitos artistas que vem se destacando na MPB, está Ana Cañas. Paulistana de 28 anos virou cantora quase por acaso. Quando foi estudante de Artes Dramáticas da USP, foi fazer um teste para uma peça de teatro. O espetáculo trazia na trilha sonora uma canção do repertório da cantora americana Ella Fitzgerald. Ana se apaixonou pela canção e decidiu que queria ser cantora, começou a cantar em casas noturnas, chamando a atenção de Chico Buarque e Caetano Veloso, entre outros grandes nomes da MPB e no início de 2007, iniciou as gravações de Amor & Caos seu disco de estréia.
Mistura que revolucionou a MPB
    Jorge Mário da Silva é carioca de Belford Roxo, nascido em 8 de junho de 1970. Seu Jorge, como ficou popularmente conhecido, é ator, cantor e compositor de MPBsamba rock.
Dono de uma voz inconfundível, alcançou sucesso e reconhecimento, diga-se de passagem,  merecido, através de muita determinação.  Teve uma infância difícil e por isso,  começou a trabalhar com dez anos de idade, borracheiro , marcineiro e offfce-boy foram algumas das profissões que desepenhou.
 A carreira de Seu Jorge começa quando o clarinetista Paulo Moura convida-o para participar de um musical, primeiro dos 20 que viria a atuar e cantar. Em 1998, inspira-se na mistura de Chico Science, e cria a sua própria banda, a Farofa Carioca: um misto de samba e reggae.
Um ano depois, o cantor desliga-se da banda e parte para a carreira solo. Lançando seu primeiro CD, “Samba Esporte Fino”, com os hits “Carolina” e “Te Queria”, ele afirma definitivamente seu nome no cenário musical como um dos artistas mais versáteis e completos da atualidade, pois  vem a cada dia conquistando um público fiel e apaixonado.
Seu Jorge revolucionou a MPB com uma proposta inovadora, não acham?
No vídeo, a seguir podemos acompanhar uma das mais belas performances da MPB atual, Seu Jorge e Ana Carolina, interpretam a música “É isso aí”, que faz com viajemos numa poesia pura e emocionante, a temática retrata um amor dentro um cotidiano simples, mas a compositora (Ana Carolina) com uma incrível sensibilidade, busca retratar os aspectos mais belos do amor simples e verdadeiro.














Maria Gadú, sangue novo na nova MPB
              
       Agora, as cortinas do nosso palco virtual se abrem para uma paulistana, cantora, compositora e instrumentista que nasceu na cidade de São Paulo, em 1986, Maria Gadú!!! (Aplausos) Com seus apenas vinte e três anos (!!!) tem muita história para “cantar”, seus sucessos falam de principalmente de amor, mas com seu grande talento, abusa de criatividade e sensibilidade para gerar incríveis cenários amorosos. Uma das suas mais famosas canções é “Shimbalauê”, que segundo a própria artística a compôs na sua infância. Há outra música que gostaríamos de destacar aqui pela criatividade e pela linda letra repleta de poesia, “Linda Rosa”, confira a letra a seguir:
Pior que o melhor de dois
Melhor do que sofrer depois
Se é isso que me tem ao certo
A moça de sorriso aberto
Ingênua de vestido assusta
Afasta-me do ego imposto
Ouvinte claro, brilho no rosto
Abandonada por falta de gosto

Agora sei não mais reclama
Pois dores são incapazes
E pobres desses rapazes
Que tentam lhe fazer feliz

Escolha feita, inconsciente
De coração não mais roubado
Homem feliz, mulher carente
A linda rosa perdeu pro cravo

Agora sei não mais reclama
Pois dores são incapazes
E pobres desses rapazes
Que tentam lhe fazer feliz

Escolha feita, inconsciente
De coração não mais roubado
Homem feliz, mulher carente
A linda rosa perdeu pro cravo

Homem feliz, mulher carente
A linda rosa perdeu pro cravo

       Como os caros leitores já devem ter percebido, a letra da música pede licença poética para fazer uma releitura de uma das cantigas juvenis mais cantadas na nossa infância, “O Cravo e Rosa” que também fala de amor, mas nossa querida compositora (Maria Gadú) traz essa canção com uma “roupagem” da atualidade.     
     Além disso, insere um contexto bem mais romântico e poético, repleto de rimas e ritmo. Esta música faz-nos até achar os desencantos de amor belíssimos, não é galera?!
      Enfim, Maria Gadú faz parte dos cantores emergentes da nova Música Popular Brasileira, conhecida pela mistura de diversos ritmos em busca de uma sonoridade diferenciada, atualmente, ela é uma das cantoras mais conhecidas desse estilo musical no país.

                                        “Coisas de Jorge”



           Jorge Luís Sant'Anna Vercillo é um cantor, violonista e compositor brasileiro. É formado em jornalismo mas nunca chegou a exercer a profissão. Começou na música por incentivo de sua tia Lêda Barbosa aos 16 anos, depois de "desviado" dos treinos de futebol no Flamengo, por uma fita cassete contendo músicas de Djavan.
Iniciou sua carreira artística aos dezesseis anos de idade, tocando em bares e em 1989 no Festival Internacional de Trovadores (INTROVESTCUR), em Curaçau, alcançou o primeiro lugar com a canção "Alegre", de sua autoria, recebendo também o prêmio de melhor intérprete. Lançou muitos CD’s dentre eles “Encontro das águas, 1994” ; “Em tudo que é belo, 1996”; “Leve, 2000” , em 2002, lançou "Elo", cuja vendagem, alavancada pelo sucesso de "Que nem maré", de sua autoria, atingiu o montante de 250.000 cópias vendidas.  No ano de 2003, participou da gravação do álbum de Jorge Aragão, "Jorge Aragão Convida - Ao Vivo", cantando junto do poeta do samba sua composição "Encontro das Águas".
Em 2004, Jorge participou da gravação do hino "Fome Zero", ao lado de outros grandes nomes da música popular brasileira. Participou também dos DVDs ao vivo de Ivan Lins e Pepeu Gomes.
Em 2006 recebeu o Prêmio Tim de Melhor Cantor, na categoria Voto Popular. No mesmo ano lançou seu primeiro DVD ao vivo, "Jorge Vercilo AO VIVO", com uma coletânea de seus grandes sucessos e diversos parceiros na música.
Realizou o show "Coisa de Jorge" em 23 de abril na praia de Copacabana, que reuniu os Jorges da música brasileira (Vercilo, Benjor, Mautner e Aragão) em homenagem a São Jorge. O CD/DVD "Coisa de Jorge" conta com canções inéditas e outros sucessos dos quatro artistas. Em novembro desse mesmo ano, lançou seu mais recente álbum: “Todos Nós Somos Um”, apostando nos ritmos brasileiros e com uma novidade: Mais um “L” acrescentado ao seu sobrenome, voltando ao original de batismo.
Em 2008 grava o DVD "Trem da minha vida" e concorre ao Grammy Latino com a canção "Ela une todas as coisas", em parceria com Jota Maranhão.
Em 2009 prepara seu novo disco e concorre ao Grammy Latino mais uma vez, agora na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, com "Trem da Minha Vida".
Em meio essa imensa discografia, ficam algumas icognitas em relação a vida deste artista, supõe-se que este seja bastante reservado e dê vazão mais a sua carreira, postura muito peculiar e admirável no meio artistico, já que infelizmente muitos artistas usam da sua vida pessoal e não do seu talento para estar na midia.
Agora para que se deliciem um pouco mais, assistam ao video da música de Jorge Vercilo "Encontro das águas", com participação especial de Jorge Aragão.





3 comentários:

  1. verdade, maria gadu realmente é uma revelação e que merecer muito destaque. ela é ótima.
    a música linda rosa então é nota dez, parabéns pela escolha adoreeeeeeiiii
    (mônica)

    ResponderExcluir
  2. Hum!!!Além de lindo Jorge Vercilo realmente representa a musica popular brasileira da atualidade, suas canções tem letras e gosto muito de ouvi-lo a sua musica que mais gosto é COR DO MAR...Luciene

    ResponderExcluir