Anos 70 e 80







Nos anos 60, o mundo adentrava em sociedade consumista. A televisão ditava modas, e a guerra fria era a grande psicopatia. Garotos imberbes percebiam que a música era o grande sonho libertário. Eles queriam transformar o mundo, mas, em vez de armas, eles apanhavam guitarras
        Entre essas manifestação sócio-culturais, surge o gênero musical, chamada Rock`n`Roll de raízes americanas e através do cantor Bill Haley(1926-1981)com a canção ''Rock around the clock", o que veio alterar aos hábitos musicais da população "branca'' dos Estados Unidos.No ano seguinte,entra em cena Elvis Presley,logo conhecido o ''Rei do rock'',ganhando a simpatia do público jovem com estilo frenético misturando Jazz e Blus,formando um ritmo dançante com vestimentas extravagantes.
        Diante do crescimento desse novo gênero e dos movimentos musicais surgidos na Inglaterra,a denominação Rock’n roll passa simplesmente rock,cujos principais foram representantes The Beatles,marcando essa transformação com ”Love me do””,música editada em 1962.O Rock então surgiu como inovador e diferente de tudo que já tinha acontecido na música.Tinha e ainda tem um ritmo rápido com acompanhamento de Guitarra elétrica,bateria baixo,e linguajar simplório caindo no gosto popular. 
              A década de 70 estourou alguns movimentos que já estavam em exercício nos anos 60. Um deles foi o chamado rock progressivo, que tinha composições de até 15 minutos, muitas vezes se aproximando da música erudita. Os músicos eram virtuoses, e o som, alucinante.
          No âmbito nacional brasileiro, os primeiros  sucessos foram “banho de lua” e “estúpido do cupido ‘’na voz de Celly Campello,logo em seguida,brilha a jovem guarda com os cantores Roberto Carlos,Erasmo Carlos e Wanderléia apresentando letras românticas em um ritmo acelerado.Surge também neste cenário brasileiro Raul Seixas e o Grupo Secos e       Molhados representando a consciência juvenil da década de 70 em que se conquistou o direito á liberdade de expressão ,constituíram assim um gênero revolucionário,anárquico,polimizante e principalmente conscientizador. 
     Chegando aos anos 80, o gosto de ressaca estava no ar. Essa geração vinha cheia de melancolia, com uma rebeldia mais triste, sombria e solitária. Nas letras, muitas vezes niilistas, um lirismo que representava muito bem o sentimento dos jovens da época
       A popularização do Rock, assim como outros contextos sócio-culturais é dividido em fases,cada frase com suas peculiaridades: contexto histórico e bandas ou cantores  que se destacaram nacional e internacionalmente.
    A primeira fase:- original (ANOS 60 ):Bill Gues,Elvis Presley,the Beatles entre outros.
    Segunda fase:- progressiva (anos 7O ):,Amado Batista,secos e molhados,Rita Lee,entre outros.
    Terceira fase:-A era da explosão (anos 8o )Barão Vermelho,capital inicial,cazuza,legião urbana entre outros.

4 comentários:

  1. O Rock dos anos 80 foi muito mais do que um simples movimento musical, ele representou a visão de mundo da juventude daquela época que, encontrou neste gênero musical a essência de suas vidas. Bandas como Legião Urbana, RPM, etc, e cantores como Cazuza vão continuar para sempre em nossas vidas, o motivo? suas genialidades e suas intelectualidades marcantes.

    ResponderExcluir
  2. Minhas preferidas são: Legião; Engenheiros; Raul; Ira; Nenhum de Nós; RPM; Ultraja.
    (Genilson)

    ResponderExcluir
  3. Que tempo bom em que os jovens lutavam pelos seus direitos, e ainda de forma tão bela e eficaz, a música!! É isso que falta na juventude brasileira de hoje, o que vemos é uma rebeldia que gera destruição e nada fazem para melhor suas vidas ou vida da sociedade em que vivem. Eu repito hoje o que CAZUZA já disse

    "Pois aquele garoto
    Que ia mudar o mundo
    Mudar o mundo
    Agora assiste a tudo
    Em cima do muro
    Em cima do muro...

    Meus heróis
    Morreram de overdose
    Meus inimigos
    Estão no poder
    Ideologia!
    Eu quero uma pra viver
    Ideologia!
    Pra viver..."

    ONDE ESTÃO NOSSOS JOVENS HEROIS???!!!
    (Ane Carla)

    ResponderExcluir
  4. turma da uneb de seabra20 de dezembro de 2010 às 16:53

    São tempos, que já mais voltara época em que a palavra lutar significava coragem bem diferente de hoje que para muitos lutar e usar da fora ou a violência. E como fala Caetano Veloso e ir contra o vento sem lenço e documento, mas com o grito de paz

    ResponderExcluir