domingo, 6 de março de 2011

LAVOURA ARCAICA: JUNÇÃO DE AMOR E PECADO


Tendo com base que a literatura é a palavra e o cinema é imagem, figurino, fotografia, não podemos esquecer que ambas são linguagens intercaladas e estão visivelmente presentes em nosso cotidiano, pois facilitam nossa compreensão e interpretação e a partir de cada uma delas desenvolvemos nosso senso crítico e reflexivo com relação à sociedade em que estamos inseridos.

O livro Lavoura Arcaica é uma narrativa subjetiva, que tem André como personagem principal. Sendo ele filho do meio de uma família de camponeses, um adolescente que sempre fora criado na fazenda sob um duro modelo educativo passado por seu pai, o chefe do modelo familiar.

É impressionante a semelhança que há entre o livro e o filme. Na verdade ambos conseguem manter uma ligação muito forte, facilitando a compreensão de quem os apreciam. A história é fantástica, porém deixam no ar algumas interrogações, principalmente em relação ao jeito diferente em que André se relaciona com os membros da família. 

Diante de tudo isso, percebemos o quanto a literatura serve de instrumento para o mundo ficcional e notamos que podemos usá-la como meio para inserirmos neste mundo, pois ao ler uma obra nos sentimos membro dela e passamos a entender acontecimentos em nossa vida a partir de fatos lidos ou assistido por meio das obras literárias.
Equipe: Ângela; Catiane; Edilaine; Joseni; Sueli

Nenhum comentário:

Postar um comentário