segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CURIOSIDADES DA MPB - BOSSA NOVA

No livro da assessora de imprensa de vários artistas da MPB Gilda Mattoso há uma passagem interessante sobre o poeta, diplomata, compositor e um dos criadores da bossa nova Vinícius de Moraes sobre uma de suas apresentações em Montevidéu:

“Mas o melhor lance ocorreu quando ele fazia um show com Maria Creuza e Toquinho em Montevidéu. Ele possuía, também no Uruguai um fã-clube respeitável.
Em boa parte do show ele ficava sentado em frente à sua mesinha, com seu uisquinho, seu cigarrinho, seu gelinho. Ele amava os diminutivos. Mas não gostava que o chamassem de “poetinha” e costumava dizer que esse apelido lhe teria sido dado por algum marido cuja mulher ele traçara...
Lá pelo final do show, Maria Creuza cantava “Eu sei que vou te amar” (dele e de Tom), enquanto ele recitava o “soneto da fidelidade”. Mandava o roteiro do espetáculo que, perto do final deste número, ele se levantasse, se aproximasse de Maria Creuza, enlaçasse-a e cantasse com ela o final da música.
Por ter ficado muito tempo sentado, o cinto cedeu, talvez por conta da barriguinha, e, ao se levantar dar um passo para o lado e alçar o braço para abraçar Maria Creuza, a calça escorregou-lhe pelas pernas abaixo, até os tornozelos. Agravante: Vinícius não tinha o hábito de usar cuecas. ”

Mattoso, Gilda. Assessora de encrenca. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006

P.S. – Gilda Mattoso além de assessora de imprensa foi a nona e última esposa do Vinícius de Moraes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário