domingo, 28 de novembro de 2010

Anos 20 e 30

Carmem Miranda, mostrando o que é que a baiana tem, década de 30




Com a imensa disseminação da rádio na década de 20 e 30, a MPB atinge grande repercussão. E assim alguns dos cantores e compositores que se destacaram pela transmissão da rádio brasileira foram: Ari Barroso, Lamartine Babo, Dorival Caymmi, Lupicínio Rodrigues e Noel Rosa. E como interpretes da música popular brasileira dessa época podemos citar: Carmem Miranda, Mário Reis e Francisco Alves.

Dessa forma Carmem tornou-se um ícone da MPB, não evidenciando em suas composições a cultura brasileira idealizada, mas sim a malandragem, a boemia, ginga carioca e baiana.





Apesar de insinuarem que Carmem Miranda passou por um processo de americanização ela representava a mais genuína brasilidade e estes traços eram expressos por meio do seu figurino: as frutas que carregava em sua cabeça, apesar de serem de cera traziam consigo a essência tropical do Brasil. Demonstrando assim o que é que a baiana tem? Tem torço de seda tem! Tem brincos de ouro, tem! Corrente de ouro, Pano da Costa! Pulseira de ouro, saia engomada, sandália enfeitada e tem graça como ninguém...

4 comentários:

  1. Olá colegas, ou melhor, amigas e amigos blogueiros!
    Realmente Carmem Miranda é icone da música desta época, quem nunca ouviu cantarem " O quê que a Baiana tem (...)"?? , como baiana e brasileira digo que temos prazer e sorte de sermos o que somos, morarmos num país tão rico cultural e etinicamente falando, temos artistas com grande criatividade e peculiaridades que só o brasileiro tem. PENA QUE NEM TUDO SÃO FLORES NO PAÍS DO CARNAVAL! NÃO É, CAROS AMIGOS??? UM BEIJO! ATÉ MAIS!!! (ANE cARLA)

    ResponderExcluir
  2. Gente esse blog ta tudoooooooooo...adorei as informações sobre Carmem Miranda realmente ela é o exemplo da mulher brasileira,cheia de energia e talento que contagiu as pessoas da decada de 30 assim como das decadas posteriores..."O que que a baiana tem" é uma das letras mais conhecidas da cantora e enaltesse a baiana.(bjsssssssssss Luciene)

    ResponderExcluir
  3. uma maravilha de exemplo da força e garra feminina,adoooooooooooooorei
    valeu coleguinhas pelas informações e valorização da mulher baiana
    abraçooooooooooooos (mônica)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns garotas,
    Sabia que vocês conseguiriam promover este momento de reflexão e diálogo. Temos muito o que produzir
    Aparecida Brasileiro

    ResponderExcluir